O que você procura

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Simba X Kimba


Sabemos dessa tal intriga entre o leão branco, Kimba, e o leão do orgulho Simba. Que tal saber um pouquinho mais sobre eles? Andei pesquisando e encontrei algumas informações interessantes:


UM POUCO SOBRE KIMBA


Kimba, O Leão Branco, primeira série de mangá do Mestre Osamu Tezuka, que rolou de 1950 até 1954. A historia é sobre as aventuras de Kimba para suceder seu pai (que pereceu na mão de um caçador) como rei da floresta.
A série de mangá é uma das obras com mais traduções no mundo e também foi adaptado para um anime em 1965 pela Mushi Production, sendo o primeiro anime em cores no Japão. Um filme de animação também foi produzido em 1966. Ambos passaram aqui no Brasil na extinta TV Tupi e foram dublados pelo estúdio Sigma.
"O mangá conta a história de Kimba, filho de Panja, um grande leão branco que foi morto por caçadores. Anos depois, ele retorna à floresta que um dia foi governada por seu pai para tentar recuperar o trono. Mas essa jornada não será nada fácil, pois Kimba terá que enfrentar muitos desafios."
"Na floresta aos pés da Montanha Ruwenzori, nos limites de Congo e Uganda, viveu o rei dos leões brancos Panja, que reinou por toda aquela terra e protegeu os animais mais fracos dos ataques vorazes dos seres humanos.Depois que Panja é morto por caçadores, sua companheira Eliza é enviada a um zoológico na Inglaterra em um navio, e à bordo, ela dá a luz a um pequeno macho, o Príncipe Kimba.Eliza diz a Kimba que ele deve voltar à África e ao trono de seu pai. Ela então o joga pra fora do navio. Depois de sua fuga, o navio se depara com uma violenta tempestade e afunda nas profundezas do oceano com Eliza, deixando o jovem Kimba órfão.Kimba então começa sua longa jornada, encontrando amigos e desafios a cada passo, até de ver de volta a sua terra natal, onde dificuldades e surpresas o aguardam!"






Personagens:

Kimba: é o personagem principal;
Panja: o pai de Kimba. Que era o rei da selva e dos animais. Ele protegia a todos de humanos caçadores;
Eliza: mãe de Kimba;








Semelhança ou mera coincidência?

Depois de assistirem O Rei Leão, muitos fãs de Kimba, o Leão Branco, perceberam algumas semelhanças entre os dois e foi aí que começou a polêmica...

Fatos Parecidos:






*O nome dos personagens principais: Simba e Kimba;
* Os pais: os pais dos dois personagens acabam morrendo;
*Nenhum dos dois assume o trono logo depois da morte dos pais, alguém assume no lugar deles. E depois de um tempo os dois voltam para assumir o trono, que é seu por direito;
*No penhasco: assim como Simba quando assumiu o trono, Kimba também foi até a ponta do penhasco.
*Alguns personagens são parecidos. Dê uma olhadinha nas imagens que consegui:



Mandril Daniel e Babuíno Rafki






Os pássaros Poly e Zazu




Os vilões Bubu e Scar



O javali eu não sei quem é... E Pumba.



Os vilões Bubu  e Scar tem um ferimento no olho esquerdo. Mas enquanto Scar tem uma cicatriz, Bubu tem o olho fechado.










 Nestas duas imagens, podemos ver uma semelhança... Na primeira imagem, é Mufasa na ponta da Pedra do Rei. Na segunda imagem, é Panja.
E abaixo temos Mufasa e Simba, e logo ao lado Kimba, como filhote, e Panja, seu pai.





Kima e Raya, Simba e Nala.
E duas hienas. Depois, temos Shenzi, Banzai e Ed.














   Podemos observar nestas imagens, mais alguns fatos que são parecidos. Vou falar das imagens que ainda não foram citadas: a da leoa nas estrelas, não tenho certeza de quem é ela. Pode ser Eliza, mãe de Kimba, mas pode não se; e ao lado dela, está Mufasa em sua aparição nas nuvens.
Abaixo, temos uma imagem de Kimba com sua esposa e dois filhos, ao lado estão Simba, Nala e, pelo que me parece, Kopa. Aí está mais uma semelhança... Assim como Kimba, Simba teve dois filhotes, mas Kopa é mais velho que Kiara.






  Nestas duas imagens ao lado, podemos ver outra cena épica: a morte de Mufasa...
Se não me engano, quem está falando com Kimba é sua tia, e foi ela quem ficou no lugar do jovem príncipe Kimba como rainha.
As expressões faciais das duas primeiras imagens são muito parecidas: Kimba e Mufasa assustados, a leoa e Scar com um sorriso maligno no rosto.
A segunda imagem já não é tanto. Enquanto Kimba está preso pelas patas na borda do precipício, Mufasa se segura pelas garras. A leoa tem uma expressão risonha e Scar está sério.





 Estou mostrando agora mais dois exemplos:
Quando Mufasa fala com Simba através das aparições no céu. As duas primeiras imagens são à noite: Os pais de Kimba e Simba apareceram durante a noite através de formas nas nuvens. Mas enquanto a forma de Mufasa aparece contornada nas nuvens, a de Panja está bem definida em todo o seu formato.
E na segunda imagem, Mufasa fala com Simba mais perto do sol, digamos assim. E Panja aparece a Kimba pela lua.
"Lembre-se de quem você é" essa frase é a mesma dita pelos pais de Simba e Kimba pelas aparições no céu.

Diferenças:

Existindo semelhanças, claro que também existem as diferenças!! Aqui estão algumas delas:

*Kimba é um leão branco, Simba é um leão normal;
*O físico dos leões e do restante dos animais é diferente;
*O pai de Kimba foi morto por caçadores, o pai de Simba por seu próprio irmão;
*Em Kimba há caçadores, ou seja, humanos; no Rei Leão os personagens são somente animais;
*Kimba se sacrifica (se mata) para salvar um amigo; já Simba não morre.

Conclusão:

Na minha opinião, não acho que uma história seja plágio da outra. As duas histórias, embora tenham fatos realmente muito parecidos, tomam um rumo diferente. Pelo que li e analisei sobre Kimba, pude perceber o seguinte: o foco do filme é mostrar essa coisa toda de caça de animais para ganhar dinheiro e tal, também a defender esses ideias, e no final, Kimba ainda morre para proteger um amigo! Ou seja: também mostra o poder e fidelidade da amizade. Já Simba, deixa a pergunta no ar "Quem nós realmente somos", também mostra a coragem de enfrentar nossos inimigos, e jamais desistir.
Não considero plágio, Kimba serviu de inspiração para o nosso Simba.
Plágio seria se tudo estivesse igual. E as ideias não foram copiadas, elas foram, de certa forma, adaptadas.
E a mensagem de cada filme é totalmente diferente.



->> E o que vocês acham sobre isso? O que acharam desse post? Qual sua opinião sobre o assunto?? 

6 comentários:

  1. Eu vi alguns trechos do kimba, keria ver o trecho dele no penhasco e sua tia sorrindo sarcasticamente. vc tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu vou dar uma boa pesquisada e vou postar trechos. Pode demorar um pouco, mas vou pesquisar.

      Excluir
  2. Os personagens do filme do Kimba parecem cães e não leões.

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi na internet , um programa do Youtube que segue o projetoreileão4 não sei o nome exatamente mais dizia que era alguma coisa tipo Canal Você não sabia por ai , mais de fato eles falam coisas muito e interessantes e diz assim ; Que a Disney já se entendeu com os produtores, e falaram com a mulher do Criador do filme , diz que se sentia honrada , e não! Não acho que foi plágio eu concordo com você, desculpa se eu escrevi demais , me empolguei , foi mal ;3

    ResponderExcluir
  4. Na verdade o que difere é que Rei Leão tb é inspirado em Hamlet

    ResponderExcluir